Nematoide em batatas: saiba como proteger suas culturas e fugir deste problema
07/12/2020

Nematoide em batatas: saiba como proteger suas culturas e fugir deste problema

Veja ações fundamentais para produzir alimentos cada vez mais saudáveis

Sem dúvida, a batata é um alimento muito consumido no Brasil, seja frita, em saladas ou até mesmo in natura. Justamente por isso, é fundamental ter atenção no aspecto dos tubérculos que serão comercializados. Aliás, qualquer tipo de deformação ou problema pode comprometer sua venda e seu consumo. Portanto, o cuidado com pragas que podem prejudicar a cultura deve ser uma prioridade para os produtores. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o controle de nematoide em batatas e mostrar como a medida pode beneficiar sua produção.

Então, se deseja saber como ter alimentos mais saudáveis e livres deste problema, continue a leitura e confira as informações que separamos para você!

O que são nematoides?

Antes de falar sobre controlar os nematoides, queremos explicar como eles agem.

Primeiramente, eles são vermes de tamanhos variáveis e abundantes no solo e na água.

Do mesmo modo, muitas vezes são parasitas de animais, insetos e plantas.

Aliás, os nematoides que atacam as plantas e afetam a produção agrícola são chamados de fitonematoides e são classificados como endoparasitas. Ou seja, eles ficam boa parte do seu ciclo de vida dentro da raiz.

Mas, existem também os ectoparasitas, que ficam na parte externa da raiz e conseguem remover o conteúdo celular, impedindo a absorção de água e nutrientes da cultura.

De acordo com especialistas, os vermes medem de 0,3 a três milímetros e possuem uma forma cilíndrica, geralmente alongada e com as extremidades mais finas.

Nos solos, os vermes se alimentam das raízes das plantas e causam doenças nas culturas.

Como controlar o problema?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o assunto, queremos falar sobre algumas medidas que podem ajudar a assegurar o controle de nematoides em batatas.

De fato, não é uma tarefa fácil. Afinal, o produtor precisa aprender a conviver com a praga, já que sua erradicação é considerada praticamente impossível.

Mas, alguns métodos podem reduzir ou manter os níveis de nematoides mais baixos, para evitar a perda de produtos e prejuízos econômicos. Confira alguns cuidados essenciais!

Controle preventivo

Primeiramente, para realizar um bom controle de nematoides em batatas, a dica é investir em prevenção.

Dessa forma, o produto deve apostar em ações como:

    • Uso de sementes sadias;

    • Plantação apenas em solos saudáveis;

    • Manter o terreno limpo e sem a presença de restos de culturas ou plantas daninhas;

    • Evitar o plantio em períodos com temperaturas elevadas ou com muita chuva;

    • Limpar as ferramentas e maquinários agrícolas com frequência.

Uso de defensivos

Outra medida que pode ajudar no controle de nematoides em batatas é o uso de defensivos. Existem alguns produtos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que são indicados para esta finalidade.

Portanto, utilizar alguns deles pode influenciar na proteção da cultura desde o início de seu desenvolvimento, diminuindo as perdas de produção.

Utilização de plantas antagonistas

Do mesmo modo, o uso de plantas antagonistas é uma prática que mostra resultados expressivos na redução dos níveis de nematoides. No caso das batatas, é indicado o plantio de crotalárias e cravo-de-defunto. Assim, estas plantas permitem a invasão dos vermes, mas barram seu desenvolvimento até a fase adulta.

As crotalárias, por exemplo, funcionam como hospedeiras e atraem os nematoides para suas raízes, mas oferecem repelência na segunda fase e reduzem os níveis de nematoides.

Presença de matéria orgânica

A matéria orgânica funciona como condicionador de solo e favorece as propriedades físicas, contribuindo com o fornecimento de nutrientes.

Dessa forma, as plantas são protegidas do ataque de nematoides e liberam substâncias tóxicas que podem contribuir para a mortalidade dos vermes.

Esterco de gado ou galinha, bagaço de cana, torta de mamona e tortas oleaginosas são exemplos de materiais orgânicos que podem ser utilizados para esta finalidade.

A escolha de produtos de qualidade

Por fim, para ter um bom controle de nematoide em batatas, a dica é apostar apenas em produtos de qualidade.

Portanto, conheça seu fornecedor e confie em marcas que deixem seu solo mais seguro e suas culturas cada vez mais saudáveis.

A Innovak Global é uma referência no mercado, tem vasta experiência em pesquisa sobre este tipo de doença e atua com soluções precisas para estimular e proteger o seu plantio desde a raiz.

Clique aqui e encontre o produto ideal para sua produção!

E se gostou do nosso texto, continue acessando o nosso blog para ler outros conteúdos como este!



Compartilhe:

Subir