abacateiro-com-algumas-folhas-amareladas
28/10/2021

Plantação de abacate: 3 fatores que podem transformar a produção deste fruto

Confira o que fazer para plantar alimentos mais saudáveis

De fato, o abacate é poderoso em muitos benefícios para quem o consome, sendo rico em vitamina, ferro, cálcio e fósforo. Além de fitosteróis e lipídios, que auxiliam na redução de colesterol ruim e aumentam o colesterol bom.

Entretanto, o abacate também auxilia em dietas onde o foco é o aumento de massa muscular.

Para preservar todas as propriedades desse fruto, é importante cuidar de sua plantação desde a raiz. Assim, garantindo que sua colheita seja produtiva e preserve todos os nutrientes que ele tem a oferecer.

Sendo assim, separamos 3 fatores que podem transformar a plantação de abacate e manter os benefícios que ele tem a oferecer.

Se interessou? Então, continue a leitura para saber mais!


Sobre o abacate

Primeiramente, devemos destacar que os abacates são ricos em gorduras monoinsaturada. Ou seja, é uma fruta rica no que chamamos de gordura saudável.

Além disso, suas fibras ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo riscos de diabetes ou doenças cardiovascular.

A plantação de abacate vem tomando ainda mais força por conta das mais variadas qualidades que ele tem a oferecer.

Aliás, o Brasil é o sexto maior produtor de abacate do mundo, onde São Paulo está listado como o principal responsável por cerca de 50% dessa produção. Mais à frente, encontramos Minas Gerais e Paraná como outros destaques em produção no país.

No Brasil, estamos mais acostumados a consumir o abacate in natura ou misturado ao leite, além de usá-lo para diversas receitas doces e salgadas, assim como, em outros países.

Em relação ao tamanho da fruta, ela pode variar de 15 a 20 centímetros, podendo pesar até 1,5 quilos.

Já o florescimento e frutificação, costumam a iniciar em torno de cinco anos, em plantas pé-franco. Já em plantas enxertadas, o tempo de produção do fruto começa dois anos após o seu plantio.

O solo ideal para iniciar a plantação de abacate, seria rico em matéria orgânica, com adubação e profundo. Em relação ao clima, o abacate se desenvolve melhor em subtropical e tropical úmido, onde as temperaturas diurnas variam entre 18°C e 25°C e as noturnas podem variar de 12°C a 20°C.

Para haver frutificação quando o abacateiro atingir a idade adulta, escolha um local onde tenha o processo de polinização diferente entre eles.

Todavia, o transplante dessa cultura deve ser realizado em estações chuvosas e quando a plantar atingir cerca de 40 a 50 centímetros de altura. Podendo levar até 18 meses após sua semeadura.

O abacateiro não possui uma exigência hídrica muito alta. Sendo assim, a irrigação não é obrigatória com tanta frequência.


Fatores que podem transformar a plantação de abacate

Assim como falamos no início do texto, para que o abacate continue com todas as suas propriedades benéficas, é importante manter o cuidado desde o começo da plantação.

Para atingir a produtividade e o retorno esperado, os manejos precisam ser feitos corretamente e no tempo certo.

O abacate, por ser uma planta que se adapta fácil as condições climáticas, podem se desenvolver bem em regiões quentes e frias (como citamos anteriormente).

Porém, é preciso estar atento as condições da planta, visto que o ciclo de florescimento pode ser encurtado em regiões onde o clima é muito quente.

Acompanhe as dicas para uma plantação ainda mais qualificada e com grandes frutos em seu pomar a seguir:


Adubação correta

A primeira dica que deixamos aqui, é realizar a adubação correta e regularmente conforme o ciclo de reprodução da cultura. O recomendado é realizar a aplicação de adubo tanto orgânico, quanto mineral, suprindo as necessidades da planta.

Entretanto, é preciso realizar análises para que comprovar a eficiência da aplicação em certas áreas. Através dessas análises, é possível avaliar se há faltas ou excessos de dosagens, podendo corrigir com mais assertividade.

homem-tirando-abacate-da-árvore


Realizar a poda da árvore

O momento da poda, também, é de muita importância para manter a renovação e produtividade da cultura, retirando os ramos que não somam em nada.

Esse momento pode ser dividido em duas formas, a poda de formação e a de manutenção.

A poda de manutenção é realizada no intuito de baixar a altura das plantas para que a coleta dos frutos seja ainda mais fácil. Sem falar do manejo e pulverizações eficientes.

Cerca de cinco meses após a primeira poda, pode-se realizar-se a segunda. Aqui, é possível definir quais ramos formarão a estrutura da árvore, sendo escolhido até quatro em sentidos opostos.

Mas, sem dúvida, a poda deve ser realizada com cuidado para beneficiar a produção desses frutos e continuar com o seu crescimento saudável.

Dessa forma, o sistema produtivo será mais assertivo e com maior segurança para o crescimento do abacate.


Uso de bioestimulantes

A produtividade na plantação de abacates, também, está ligada ao uso de bons bioestimulantes que atuam desde a raiz até as folhas. Esses produtos possuem uma fácil aplicação e em baixas dosagem influenciando em seu metabolismo.

Os bioestimulantes da Innovak, contam com a tecnologia ECCA Carboxy®, um composto de cascas agrícolas que bioestimulam a planta desde sua raiz.

A seguir, vamos indicar 3 bioestimulantes e citar seus benefícios para a plantação de abacate. Confira!


Exu-Root®

Esse bioestimulante possui ECCA Carboxy® em sua formulação, visando garantir respostas ainda melhores em relação aos microrganismos inoculados. Além disso, esse indutor é responsável pelo bom funcionamento da raiz e na ação preventiva contra patógenos.

Se você deseja manter a qualidade desde a raiz, essa solução fará toda diferença em seu plantio.


Nutrisorb L®

Atua no desenvolvimento radicular e na absorção ativa de nutrientes. Também possui ECCA Carboxy® em sua formulação, ajudando a estimular o bombeamento eletrogênico.

O Nutrisorb®L prolonga a vida produtiva, dando mais frutos de qualidade e desbloqueia nutrientes imobilizados no solo.


FlorVit+®

Bem como os outros, o FlorVit+® possui um papel importante na plantação de abacate: melhora a qualidade da inflorescência.

Esse bioestimulante não possui riscos de toxicidade por sua exposição, além de tornar o manejo ainda mais prático e favorecer o desenvolvimento dos brotos.

Além dos bioestimulantes, os condicionadores de solo, também, contribuem para a melhora na plantação de abacate preparando os nutrientes para o início do cultivo.

Se você deseja saber qual a melhor escolha para cada categoria de cultivo, entre em contato com a Innovak Global. A empresa atua há 64 anos com o desenvolvimento de soluções agrícolas, produzidas com uma tecnologia que realmente funciona.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de acessar o nosso blog para conferir assuntos semelhantes.



Compartilhe: