Veja como realizar o controle de Pythium no plantio de alface hidropônica
07/12/2020

Veja como realizar o controle de Pythium no plantio de alface hidropônica

Descubra quais cuidados podem evitar a contaminação da planta e de suas raízes

Hoje queremos falar sobre o Pythium, um problema muito comum em sistemas hidropônicos, que causa lesões nas raízes e pode provocar até mesmo o tombamento das plantas. Mas, a notícia é boa. Existem formas de tratar a doença e evitar que as plantas sejam afetadas.

Quer saber como produzir alfaces mais saudáveis? Então, continue a leitura e descubra como cuidar da sua plantação!

O que é Pythium?

Trata-se de um fungo que conta com apêndices natatórias em seus esporos e auxiliam sua disseminação pela água.

Por ser habitante natural de solos e substratos, o fungo pode afetar a planta de maneira rápida, causando perdas por podridão, principalmente nas raízes.

Isso ocorre quando a planta entra em contato com o solo ou com a água contaminada, que rapidamente prejudica a cultura.

Além disso, o problema também pode deixar as folhas murchas e sem aspecto saudável.

Cultivo de alface hidropônica

O método hidropônico, que visa plantar sem necessariamente usar o solo fértil, vem sendo cada vez mais utilizado como uma boa alternativa ao cultivo orgânico.

A tarefa é prática e ajuda a evitar o contato das plantas com pragas e doenças, além de fornecer resultados mais rentáveis e produtivos.

Nos cultivos brasileiros, o NFT é o sistema mais utilizado. Pois, é um método barato e não exige alta manutenção.

Desse modo, o sistema conta com o uso de um substrato nutritivo para sustentar as plantas dentro de sua estrutura e permitir que suas raízes se desenvolvam bem fora da terra e em contato com a água.

Sem dúvida, entre as hortaliças mais cultivadas em sistemas hidropônicos está a alface. Aliás, a folha é a mais consumida no Brasil e marca presença em diferentes receitas culinárias.

Por fazer parte da vida da maioria dos brasileiros, a produção do alimento aumentou de forma considerável nos últimos anos e os cuidados para manter seus nutrientes também cresceram.

Como realizar o controle de Pythium?

Sem dúvida, este é um problema muito comum e, por isso, muitos produtos são desenvolvidos para o controle de Pythium.

Mas, existem outros cuidados que podem melhorar a qualidade da alface hidropônica. Veja quais são eles a seguir!

Cuidado com a água

Como o Pythium é um fungo nadador, é essencial conter sua infecção através dos cuidados com a qualidade da água.

Portanto, em caso de contaminação com água de enxurrada, o recomendado é tomar medidas de sanitização antes de molhar a planta novamente.

Do mesmo modo, se existe o uso de mangueiras manuais, o ideal é não deixar a ponta em contato com o solo e descartar a primeira água residual. Pois, ela fica parada no cano e pode ter a presença de algum fungo em seu interior.

Atenção com o solo e limpeza de instalações

Além dos cuidados com a água, para controlar o Pythium é preciso realizar a limpeza frequente das instalações, desde a bancada até os itens utilizados no sistema de irrigação.

Além disso, a dica é apostar em solo ou substratos idôneos, sem patógeno ou tratados termicamente para impedir a propagação do fungo.

Boas técnicas de cultivo

Por fim, é fundamental investir em cuidados durante o cultivo, como teor de sais do substrato e espaçamento adequado entre as plantas.

Aliás, essas medidas evitam ferimentos e diminuem a possibilidade de contaminação.

Além disso, uma boa medida é atuar com o controle biológico da podridão de raízes. O método é eficiente para combater a doença e não apresenta riscos para a planta, já que atua com agentes de biocontrole diretamente no local de infecção.

De acordo com especialistas, as bactérias dos gêneros Bacillus e Pseudomonas são as mais estudadas para controlar este tipo de fungo em raízes.

Conheça as soluções da Innovak Global

Se você deseja ter plantios mais fortes e saudáveis, os produtos da Innovak Global podem entregar os resultados que tanto deseja.

Afinal, somos a empresa com mais ampla experiência em bioestimulação desde a raiz, com soluções que atuam em benefício da natureza.

Com quase 60 anos na agricultura tecnificada, criamos, desenvolvemos e comercializamos produtos que resolvem problemas pontuais e críticos do plantio.

Quer conhecer opções eficientes, seguras e responsáveis?

Encontre agora mesmo a melhor solução para sua produção!



Compartilhe:

Subir