mesa-de-laboratório-com-planta-em-placa-de-petri
01/10/2020

Veja como a tecnologia pode ajudar a melhorar os resultados da agricultura sustentável

Entenda qual o objetivo dessa prática e suas maiores vantagens

Os trabalhos no campo estão mudando de maneira considerável nos últimos anos. Desse modo, é cada vez mais comum encontrar profissionais que adotem práticas de agricultura sustentável, para reduzir os riscos e prejuízos ao meio ambiente, além de ajudar a garantir plantações melhores para as gerações futuras.

Mas afinal, você sabe o que é a agricultura sustentável e como ela funciona na prática? É sobre isso que vamos falar neste texto.
Ficou curioso e quer saber mais? Então continue a leitura e confira as informações que separamos para você!

Qual o objetivo da agricultura sustentável?

De fato, a agricultura sustentável é aquela que procura unir o respeito ao ecossistema com as técnicas economicamente viáveis.
Portanto, existem três grandes objetivos neste tipo de trabalho. São eles: a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento de unidades lucrativas e a criação de comunidades agrícolas prósperas.

Ou seja, para ser reconhecida como sustentável, a agricultura deve garantir para as próximas gerações a capacidade de atender a demanda da produção e promover mais qualidade de vida para o planeta.

Desse modo, para que essas metas sejam alcançadas existem muitos métodos utilizados por pessoas que trabalham no ramo agrícola, como práticas para promover a saúde do solo, economia de água e redução dos níveis de poluição no local.

campo-com-folhas-verdes

As principais vantagens do método

Sem dúvida, existem muitos benefícios em apostar na agricultura de precisão. Pois a ação é muito positiva tanto para o ambiente quanto para as pessoas que consomem os produtos vindos deste trabalho.

Entre as principais vantagens podemos destacar:

    •     Preservação dos recursos naturais e manutenção da biodiversidade
    •     Fabricação de alimentos saudáveis e de melhor qualidade;
    •     Baixo impacto ambiental;
    •     Uso de menor espaço na produção;
    •     Utilização de insumos naturais com menor custo;
    •     Diminuição significativa de pesticidas.

Portanto, por contar com tantas vantagens, a agricultura sustentável tem tudo para se tornar prioridade nos próximos anos. Assim, é possível manter a produtividade ativa, preservar a biodiversidade e oferecer resultados cada vez melhores.

O poder da tecnologia

De fato, a agricultura de precisão é uma das grandes aliadas dos métodos sustentáveis. Essa prática, que está no Brasil há mais de 30 anos e mostra um avanço constante, visa utilizar tecnologia de ponta para avaliar e acompanhar a melhor forma de realizar as tarefas do campo, a partir de informações sobre o solo e o clima.

Então, o processo pode ajudar muito no desenvolvimento de sistemas de produção sustentável e influenciar melhorias, como otimização no uso de insumos e mais qualidade nas tarefas.



Mas para ter bons resultados, a dica é apostar em soluções corretas para que a automação das atividades seja sinônimo de sucesso.

Conheça a seguir 3 tecnologias que podem ajudar a agricultura sustentável:

Drones

Pode parecer moderno demais, mas os drones deixaram de ser uma tendência e estão se transformando em uma grande revolução para o setor agrícola.
A tecnologia consegue identificar pragas e doenças e localiza problemas nutricionais em partes específicas da lavoura.
Dessa maneira, o agricultor consegue controlar a distribuição de insumos de maneira mais precisa.

Internet das Coisas

Do mesmo modo, a Internet das Coisas ajuda a simplificar a conexão entre os aparelhos e gerar dados muito úteis para os profissionais do campo.
Alguns sensores, por exemplo, conseguem avaliar umidade, fertilidade e temperatura das plantas, assim como a localização de ervas daninhas e outros problemas.

Ou seja, através desta inovação os agricultores conseguem integrar diferentes informações como localização geográfica, previsões meteorológicas, dados do solo e das máquinas em atividade.
Assim, é possível tomar decisões mais rápidas e que podem impactar positivamente nos resultados dos plantios e colheitas.

Automação de processos  

Por fim, precisamos citar que é cada vez mais comum que os processos repetitivos sejam automatizados. Dessa maneira, os agricultores conseguem eliminar alguns perigos e dedicar tempo para mensurar os resultados de suas ações, com base em todos os dados conquistados com a ajuda das tecnologias que já citamos.
Aliás, através destas informações é possível monitorar variáveis como clima, disponibilidade da água, custos de insumos e muito mais.

Como você viu, todas essas inovações são fundamentais para ajudar os profissionais deste segmento a evitarem danos causados por fenômenos atmosféricos e a identificarem os melhores momentos para o plantio e a necessidade da redução de produtos que prejudiquem o solo.

Se você gostou do nosso texto, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto.

Além disso, continue de olho em nosso blog, pois em breve teremos mais conteúdos como este!

Mas se deseja conhecer produtos que influenciam na produção de cultivos saudáveis e são produzidos com o objetivo de beneficiar a natureza, confira os itens da Innovak Global.

A nossa marca é referência em bioestimulação desde a raiz e conta com soluções que podem melhorar a qualidade dos seus alimentos.
Acesse o nosso site e veja mais detalhes!

Compartilhe: