Aprenda mais sobre a soja
11/09/2020

Tudo o que você precisa saber sobre a soja

Descubra as características e vantagens da soja, este alimento tão versátil

Sem dúvida, a soja é um alimento muito versátil. Sua semente oleaginosa é rica em proteína vegetal e muito utilizada, especialmente, por quem deseja perder peso ou segue um cardápio vegetariano.

Mas, além disso, a soja também é conhecida por seus benefícios para a saúde. Afinal, a semente é cheia de nutrientes, rica em fibras e conta com vitaminas muito importantes.

Pensando nisso, decidimos listar as principais vantagens e informações sobre este alimento tão especial.

Quer ficar por dentro do assunto? Então continue a leitura e descubra tudo o que precisa saber sobre a soja!


O que é a soja e como funciona o seu plantio?

Primeiramente, queremos falar sobre o que é esta semente. Portanto, também conhecida como feijão-soja, ela tem uma história muito longa.

De acordo com historiadores a semente surgiu na China há mais de 5.000 anos. Desde então, o alimento vem sendo encontrado para consumo através de opções como óleo, farinha, leite, proteína texturizada, molho, tofu e até mesmo extrato.

Assim sendo, trata-se de uma semente muito vantajosa para saúde, emagrecimento e bem-estar. O alimento é rico em compostos fenólicos, ajuda a proteger o corpo de algumas doenças crônicas e, até mesmo, alivia os sintomas da menopausa.

Do mesmo modo, a soja é rica em fibras, ácidos graxos insaturados, como o ômega-3, proteínas de baixo valor biológico, minerais e vitaminas do complexo B, C, A e E.

De fato, entre as maiores dúvidas sobre a soja está a sua produção. Segundo especialistas, para que a semente se transforme nos alimentos que citamos, existe um processo.

Primeiramente, os grãos são higienizados, condicionados, descascados e flocados. Depois que isso é feito, o óleo é retirado e submetido à secagem para que o processo de transformação do produto final seja iniciado.

Mas antes de chegar até este nível, a semente precisa ser cultivada. Portando, tudo é feito por etapas.

Para começar, o solo é escolhido, preparado e alguns fatores são analisados, como o clima e as tecnologias que podem melhorar os resultados.

Em seguida, ele é enriquecido com adubos. O processo é continuado com a semeadura dos grãos de soja e a manutenção do plantio.

Por fim, as duas últimas fases são de irrigação e colheita.


Quais as vantagens de plantar soja?

Sem dúvida, o comportamento de consumo vem influenciando a produção de diferentes culturas. Com isso, surgiram muitas mudanças e a soja faz parte do aumento da preferência por produtos cada vez mais saudáveis.

De acordo com pesquisas do segmento, a soja representa atualmente 49% da área plantada com grãos no Brasil. Além disso, trata-se de uma das fontes de proteínas mais utilizadas em rações animais e é um alimento que vem conquistando cada vez mais os humanos por conta dos benefícios que você vai ler a seguir.

Por isso, existem muitas vantagens em plantar este tipo de semente. A primeira é justamente sobre o que acabamos de citar. Pois hoje, o produto é consolidado como o grão mais consumido em nosso país, o que garante boas vendas.



Além disso, a soja pode ser exportada para outros países e transformada em diversos tipos de alimentos.

O agricultor acaba atendendo variadas demandas com o mesmo produto, que conta com a boa reputação e diferentes finalidades a seu favor.


Os maiores benefícios dessa semente do bem

Conforme citamos no início do texto, quando falamos sobre a soja estamos descrevendo um alimento cheio de vantagens. Mas para que você entenda o poder desta semente, listamos 5 benefícios a seguir. Confira:


1. Conta com poucas calorias

Quem não sonha consumir um alimento saboroso e com poucas calorias? Com a soja esta conquista é possível, já que a semente é uma rica fonte de energia e cada 100g do grão contam com aproximadamente 450 cal.

Mas vale lembrar que esta porção é considerada grande para o consumo diário. Portanto, duas colheres de sopa do alimento já são suficientes por dia.


2. Faz bem ao coração

De acordo com especialistas, a soja ajuda a reduzir os níveis de LDL. Ou seja, o temível colesterol ruim.

Assim, o alimento também ajuda a reduzir o acúmulo de triglicerídeos e colesterol nas artérias sanguíneas.

Do mesmo modo, a soja aumenta o HDL, o colesterol do bem, no organismo.

Além disso, por ser rico em ácidos graxos poli-insaturados como o linolênico, o alimento promove melhorias no funcionamento dos músculos e auxilia a regular a pressão arterial.


3. Atua na prevenção contra o câncer

Sem dúvida, a soja é um alimento muito vantajoso como você está acompanhando ao longo deste texto. Aliás, outro benefício que merece destaque é na prevenção contra o câncer.

E sabe por que isso acontece? A soja é fonte de ácido fítico, que atua como um antioxidante e ajuda a prevenir o câncer de cólon de intestino.


4. Ajuda na luta contra o diabetes

Você já ouviu falar que a soja é útil contra diabetes? É importante que você saiba que esta informação é verdadeira. Pois, o alimento é muito eficaz na luta contra o tipo 2 da doença.

Desse modo, auxilia a aumentar o metabolismo e a produção de insulina no fígado. Esta ação influencia diretamente na regulação da glicose no corpo e na sensibilização à insulina. Ou seja, a semente pode beneficiar a dieta dos pacientes diabéticos.


5. Fortalece os ossos

Por fim, não há como negar que além de todas as vantagens citadas, a soja faz bem para os ossos. Afinal, ela é rica em cálcio e ajuda a aumentar a sua densidade. Portanto, o alimento, que também é fonte de isoflavona, é muito útil para favorecer a produção de massa óssea e ajudar quem tem problemas com a osteoporose.


Um produto essencial para cultivos ainda melhores

Sem dúvida, mesmo com tantas vantagens é comum que alguns produtores fiquem inseguros com o plantio de soja.

Afinal, o produto exige uma boa preparação de solo e tem mais facilidade para se desenvolver em regiões com calor e frio moderado.

Mas nós temos uma solução que promete ajudar muito o seu plantio. O RHIZOXFERA atua como um bioestimulante radicular, melhora o sistema risosférico e potencializa a simbiose e o processo de absorção de nitrogênio atmosférico, aumentando os índices de produtividade e garantindo vantagens como:

•  Raízes mais brancas;

•  Maior produção de radicelas e interações micorrízicas;

•  Melhor viabilidade dos nódulos em soja;

•  Melhor resiliência em relação aos estresses climáticos.

Então, se você deseja ter plantios cada vez mais produtivos, conheça os detalhes deste e de outros produtos da nossa marca. Clique aqui e tire suas dúvidas! 


Compartilhe:

Subir