entenda-a-importância-da-quebra-de-dormência
23/07/2021

Saiba os benefícios do FlorVit+® na quebra de dormência da maçã

Devido à baixa quantidade de horas de frio acumulada durante o período de dormência, as variedades de maçãs acabam manifestando dificuldade em sua brotação, uma vez que esse frio é essencial para a cultura. Sendo assim, é importante que o produtor realize a quebra de dormência da maçã com algum tratamento específico.

Quer saber mais sobre isso e qual produto pode te ajudar nesses casos? Então, acompanhe a leitura que é totalmente voltada a esse tema!

Quebra de dormência da maçã

No inverno, a macieira entra em um período de dormência e, assim, acaba por perder suas folhas.

Dessa forma, quando entramos na época da primavera, é preciso que esse ciclo seja reiniciado. Nesse caso, realiza-se a quebra da dormência para que voltem a brotar folhas e flores de forma mais uniforme.

Contudo, para esse novo ciclo é preciso que a cultura passe por um período de baixas temperaturas, inferiores a 7,2°C. O que dificilmente acontece de forma tão natural, já que não conseguimos alcançar o frio suficiente para fruto, plantados na região sul. Ou seja, Gala e Fuji que representam 90% da área cultivada.

Já as cultivares como a maçã Eva, têm uma baixa exigência ao frio tão extremo. Mas, também é importante realizar a quebra para ter certeza que os brotos vão nascer e crescer uniformemente.

Porém, como tudo tem uma solução, para realizar a quebra de dormência da maçã não seria diferente. São utilizados tratamentos não tóxicos ao meio ambiente e muito menos para o aplicador, que possuem quase a mesma eficiência para despertar esses brotos.

O tratamento com produtos especializados ajuda para que a brotação ocorra de maneira uniforme para facilitar os tratos culturais, concentrar a colheita e exigir menor mão de obra. É indicado realizar esse tratamento na fase de ponta verde ou ponta de prata (estádio “B”).

Em outras palavras, esse procedimento é fundamental para induzir a brotação e aumentar a produtividade, além da uniformização de brotos que estavam dormentes nos anos anteriores.

O uso do FlorVit+® para a quebra de dormência

A Innovak trabalha com o bioestimulante FlorVit+®, um dos produtos que está se mostrando altamente eficiente para a realização dessa quebra de dormência de forma não tóxica ao meio ambiente e ao aplicador, produzindo frutas mais limpas e livres de problemas para os aplicadores.

O FlorVit+® induz a brotação de gemas em árvores frutíferas, como é o caso da macieira, que permaneceram dormentes ou causariam o atraso no surgimento de brotos. O uso deste produto permite o crescimento mais uniforme, favorecendo um desenvolvimento melhor e mais equilibrado dos frutos.

Sua formulação estimula a planta para que essa reativação de gemas seja feita com sucesso, aumentando a biodisponibilidade nas áreas específicas onde os brotos são induzidos, além de fortalecer o seu desenvolvimento inicial.

Por não ser um produto tóxico, não há tanto problema se, durante a aplicação do FlotVit+®, tenha alguém por perto observando esse processo.

Além disso, é um produto que não causa a queima de gemas e oferece uma brotação uniforme.

Sua aplicação pode ser feita através de pulverização, sendo ela costal ou tratorizada. É necessário estar atento para que o volume de água seja o suficiente para cobrir uniformemente todas as árvores e folhagens.

Outro ponto, é que seu uso pode ser feito, não apenas para a quebra de dormência da maçã, mas para qualquer frutífera onde seja necessário o melhor desenvolvimento e um manejo mais prático. Frutíferas caducifólias que vivem em clima temperado, também necessitam desse produto para o despertar de seus brotos.


como-o-FlorVit+-contribui-com-o-crescimento-de-brotos


ECCA Carboxy®

A tecnologia por trás desse produto tão eficiente, é a ECCA Carboxy®, um composto orgânico extraído de cascas agrícolas por processos físico-químicos, onde cada uma de suas frações ajuda a potencializar o metabolismo da raiz e das plantas, de maneira diferente.

Os ácidos ECCA Carboxy® ajudam a realizar a indução da brotação de gemas que estavam dormentes.

É uma tecnologia que está sempre evoluindo ao longo dos anos, contando com a colaboração de diversas instituições e centros de pesquisas para continuar trazendo sempre o melhor para o cultivo.

A Innovak trabalha há 64 anos no ramo da agricultura tecnificada, que está presente em diversos países, sempre procurando desenvolver produtos cada vez mais eficientes para resolver problemas críticos e pontuais que podem surgir em seu cultivo.

A empresa comercializa bioestimulantes e condicionadores de solo, procurando cuidar bem desde a raiz, para que as culturas cresçam de forma saudável e sempre contribuindo com a natureza.

Gostou dessa matéria e quer saber mais? Acesse o nosso Innovak News e veja mais dicas que podem melhorar o seu cultivo de uma maneira eficiente e menos prejudicial.

Além disso, a Innovak ainda conta com a visita de campo para analisar e indicar o melhor tratamento para o seu cultivo. Você pode entrar em contato com um de nossos especialistas para marcar esse encontro.

Em breve teremos mais dicas, acompanhe nossas redes sociais para não perder nada!



Compartilhe:

Subir