Plantio de melão: veja cuidados essenciais para ter sucesso na colheita
11/11/2020

Plantio de melão: veja cuidados essenciais para ter sucesso na colheita

Descubra os benefícios e diferentes tipos dessa fruta

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas e produz cerca de 45 milhões de toneladas por ano. Desse modo, 65% são consumidas internamente e os outros 35% são destinados ao mercado externo. Pensando na importância deste tipo de alimento para o nosso país, queremos te ajudar a entender como funciona a sua produção. Por isso, hoje vamos falar sobre o plantio de melão e destacar cuidados fundamentais, que ajudam a colheita ser saudável e muito produtiva.

Então, se deseja saber mais, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Os diferentes tipos de melão

Fonte de vitaminas A e C, potássio, sódio e fósforo, o melão é altamente nutritivo. Além disso, a fruta é calmante, diurética, digestiva e indicada para o controle de problemas renais e reumatismos.

Do mesmo modo, pode ser utilizada em diferentes receitas culinárias. Aliás, sua semente também é comestível e pode acompanhar até mesmo pratos salgados.

Mas, muita gente não conhece as variedades desta fruta. Portanto, queremos listar seus principais tipos. Confira:

• Melão amarelo: é aquele com casca lisa ou levemente enrugada. Com coloração amarela, branca ou verde-escura, sua polpa tem entre 20 mm a 30 mm;

• Melão pele de sapo: conta com casca verde e rajada. Além disso, sua aparência é oval e sua polpa é branca e doce;

• Melão cantaloupe: é uma variedade mais aromática da fruta e tem a polpa bem alaranjada, com aproximadamente 25 mm. Todavia, este tipo de melão deve ser sempre armazenado na geladeira, pois pode estragar mais rápido;

• Melão orange: sua polpa é alaranjada e doce. Do mesmo modo, possui uma casca lisa, que pode ser amarelada ou esbranquiçada;

• Melão gália: também conhecido como melão israelense, esta variedade da fruta é considerada difícil de ser encontrada. Com formato redondo e polpa esverdeada, ele tem casca amarela e rendada e integra a família dos melões aromáticos;

• Melão matisse: novo Brasil, este tipo de melão é branco por fora e por dentro. Além disso, tem uma casca coberta por rajadas esverdeadas.

Os benefícios do alimento

Embora seja conhecido e comercializado como uma fruta, o melão pertence à família Cucurbitaceae, a mesma do chuchu, da abóbora e do pepino. Portanto, também pode ser considerado uma hortaliça.

Mas, antes de falar sobre o plantio do melão, queremos destacar algumas de suas vantagens para a saúde.

De acordo com especialistas, o alimento oferece alguns benefícios como, por exemplo:

• Controla a pressão arterial;

• Deixa as dietas saudáveis, mais nutritivas e eficientes;

• Tem ação antioxidante no organismo;

• Facilita a absorção de ferro dos alimentos de origem vegetal;

• Fortalece o sistema imunológico.

Detalhes sobre o plantio de melão

Agora que você já sabe os benefícios e tipos do alimento, queremos revelar como funciona o plantio.

Primeiramente, a fruta deve ser plantada em períodos de pouca chuva. De acordo com especialistas, para realizar o plantio, o ideal é escolher um local onde tenha grande incidência de sol e o clima quente seja predominante.


Do mesmo modo, além de lugares com clima quente, o melão se desenvolve bem quando é plantado em solos profundos, bem drenados e com pH entre 6,4 e 7,2.

Além disso, no plantio de melão o espaçamento deve ser definido de acordo com a genética da cultura e com o padrão estabelecido pelo produtor.

Mas, de um modo geral, em pequenas áreas, o espaçamento comum é de 2 m entre fileiras e 0,30 m e 0,50 m entre as plantas.

No entanto, em casos de produção para exportação, quando a meta é ter frutos menores, o plantio pode ser feito em fileiras duplas. Assim, fica uma planta em cada lado do gotejador ou sulco de irrigação.

Aliás, por falar nisso, o plantio do melão deve ser irrigado com frequência. Mas, a tarefa deve ser feita até três dias antes da colheita, já que a ação ajuda a aumentar os açúcares nos frutos.

Portanto, em cada fileira de cultivo, o recomendado é instalar mangueiras com gotejadores espaçados a cada 50 centímetros de distância.

Por fim, vale lembrar que os frutos ficam prontos de 55 a 75 dias após o plantio do melão. No entanto, tudo pode mudar de acordo com a variedade da fruta.

Além disso, em regiões de temperaturas mais amenas, o prazo aumenta para 100 dias após o semeio.

Cuidados essenciais para o plantio de melão

Existem algumas medidas que podem evitar prejuízos e melhorar os resultados do plantio de melão.

Primeiramente, a dica é, além de escolher um local com clima quente, priorizar um ambiente que não tenha tanto vento.

Da mesma forma, é importante que os frutos não fiquem em contato om o solo. Pois, isso pode facilitar o ataque de pragas, doenças e manchas que são capazes de comprometer a casca do melão.

Por fim, a dica é apostar em produtos bioestimulantes, que ajudam o plantio ser mais saudável e abundante.

Aliás, a Innovak Global conta com soluções biorracionais e essenciais para deixar os alimentos mais frescos e naturais.

Quer ter produtos estimulados desde a raiz? Clique aqui e saiba como podemos te ajudar! 


Compartilhe:

Subir