Inovações rumo ao futuro da agricultura
12/08/2020

Inovações rumo ao futuro da agricultura

As novas tecnologias para o setor de agricultura  

Atualmente, muito se fala em inovação, mas não dá para falar nela sem citar as novas tecnologias que surgiram para aumentar a produtividade, facilitar a administração e diminuir custos. Muitas das soluções agrícolas estão priorizando o uso da tecnologia para atender de maneira eficiente, as demandas globais de alimentos, energia, saúde e infraestrutura. Essa mudança é algo comum para produtores, pequenos, médios e grandes, pois muitos compreendem que precisam evoluir e já estão adquirindo maquinário novo, produtos sustentáveis e novas metodologias com objetivo de melhorarem seus resultados.


A importância da tecnologia para agricultura

A tecnologia foi um marco importante para a agricultura, ela trouxe o sistema de GPS que permitiu a chegada de tratores guiados por este sistema e que fazem o plantio, colheita e aplicação de pesticidas, permitindo um grande ganho no tempo e performance. Outro benefício que a tecnologia trouxe foi a facilidade para acessar os dados administrativos da produção, tornando a gestão muito mais prática e rápida.

Estas são apenas duas das inovações que a tecnologia trouxe, mas há outro benefício que é muito importante para o aumento da produção e sustentabilidade, que são os condicionadores de solo e bioestimulantes, foco da Innovak Global. A tecnologia auxiliou a desenvolver produtos que aumentam a produtividade, longevidade e qualidade da safra de frutas, legumes e vegetais, mas não só isso, todos são produtos sustentáveis, que não agridem o meio ambiente e isto é uma grande inovação no cenário agrícola e que vêm ajudando inúmeros agricultores.

Além disso, outra inovação é a possibilidade de testar a qualidade do solo, sendo possível verificar a quantidade de nutrientes de maneira assertiva, além do uso de drones para monitoramento aéreo em tempo real da colheita. Ou seja, com a tecnologia o agricultor pode plantar mais e ter uma qualidade maior na produção, o que torna possível o controle total dos processos de produção, distribuição, colheita e gestão do agronegócio.


4 tendências inovadoras para o agronegócio

Sensores: Os sensores estão sendo adotados pelos agricultores para obter informações importantes sobre a safra, a qualidade do solo e muitos outros elementos-chave. Além disso, eles auxiliam muito na coleta de dados, tornando-a mais ágil e ainda realiza comandos de forma automática, permitindo a execução de tarefas à distância, em tempo real. Isto mostra o avanço da era digital e da Big Data, e como elas vem auxiliando os agricultores na performance e nas decisões quanto a lavoura;

Softwares de Gestão: Gestão sempre foi uma tarefa delicada, mas hoje há vários softwares que auxiliam o empreendedor a administrar sua plantação de maneira eficaz e lucrativa. Estes softwares permitem que o produtor tenha acesso a todos os dados, principalmente em relação aos custos de produção, o que os torna indispensáveis para o agronegócio;

Marketplace: O marketplace se resume a um espaço virtual que possibilita transações entre compradores e a agricultura não pode ficar fora deste cenário, principalmente agora que muitos aplicativos estão sendo desenvolvidos para atender a demanda de tornar a plantação mais lucrativa. Mas como funcionam? Normalmente, estes apps oferecem opções de onde e quais os produtos que estão disponíveis de acordo com os produtores, tornando os produtos agrícolas mais lucrativos e melhorando a interação do produtor com o mercado;

Produtos sustentáveis: Estamos na era onde é muito importante ter cuidado com o meio ambiente, por isso o uso de produtos agrícolas que não agridem o meio ambiente estão em pauta. É de suma importância investir em produtos que melhorem a qualidade e maximizem a produção, mas mais importante ainda é ter um comprometimento com o meio ambiente.

Como podemos ver, há inúmeras inovações no ramo agrícola, graças aos avanços da tecnologia, e muitas destas mudanças vêm para ajudar o agricultor a maximizar seus lucros, ter uma visão melhor de seu negócio, de sua produção, conseguir obter produtos ainda melhores sem agredir o meio ambiente. Tudo isso permite que o agricultor tenha total controle sobre sua lavoura e o ajuda a trilhar o caminho direto para o futuro!



Compartilhe:

Subir