Exportação de produtos agrícolas: entenda os principais desafios do setor
14/10/2020

Exportação de produtos agrícolas: entenda os principais desafios do setor

Veja quais barreiras devem ser superadas neste mercado tão competitivo

A agricultura movimenta o Brasil e além de alimentar a população, emprega muitas pessoas. Aliás, segundo o Ministério da Agricultura, o agronegócio é responsável por um em cada três empregos no país. Mas apesar da importância do setor, existem muitos desafios que devem ser superados. Por isso, hoje vamos falar sobre as barreiras na exportação de produtos agrícolas, como frutas, grãos e legumes.

Continue a leitura e confira 3 fatores que dificultam o mercado!

Os desafios da exportação de frutas

Sem dúvidas, quando falamos sobre exportação um dos principais questionamentos diz respeito aos obstáculos enfrentados durante o processo. Então, para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, vamos listar alguns deles a seguir. Veja:

Infraestrutura

De fato, este é um dos maiores problemas enfrentados na exportação de produtos agrícolas.

O escoamento dos itens é feito através da malha rodoviária e a qualidade das rodovias pode afetar as exportações. Desse modo, surgem imprevistos como atrasos, alto custo logístico e até perda de produtos. Todos estes fatores deixam os itens menos competitivos no mercado exterior.

Desigualdade de oferta de crédito

Da mesma forma, a desigualdade de produtividade e renda é uma das barreiras que devem ser superadas no Brasil.

De acordo com especialistas, isso pode acontecer pela não adoção de tecnologias e por dificuldades de acesso a políticas de fomento e financiamento da produção.

Além disso, vale lembrar que o cenário internacional vive em constantes alterações. Como o setor agrícola brasileiro é ligado a países como Estados Unidos e China, as mudanças econômicas acabam influenciando a vinda de problemas para o mercado nacional.

Demora para apostar nas tendências

Conforme já citamos, a ausência das inovações pode comprometer a produção de frutas e outros produtos e, por consequência, sua exportação.

Por exemplo, os problemas relacionados à não adoção de práticas sustentáveis podem diminuir a produtividade, oferecer problemas para o solo e prejudicar os resultados.

Por fim, o Brasil também é visto como atrasado em questões ambientais. Portanto, os outros países criticam com frequência nossas políticas de preservação.

Isso, sem dúvidas, também pode ser um fator que prejudica o setor de exportação.

De fato, os desafios que citamos merecem atenção. Pois o agronegócio é muito importante para a economia brasileira.

No entanto, nem tudo é notícia negativa. Afinal, a exportação de frutas vem apresentando constante crescimento como você vai ver a seguir!

Dados importantes

De acordo com pesquisas recentes, 2019 foi marcado pelo crescimento de 13% da exportação de frutas. Isso resultou em mais de R$ 513 bilhões de dólares e o aumento de 6% em comparação ao ano anterior.

Mas para que você entenda melhor em números, o total de toneladas exportadas foi de 947.709,1.

Ao que tudo indica, mesmo com a pandemia os resultados de exportação devem continuar subindo no Brasil em 2020. Aliás, em meio ao coronavírus, o setor de hortifruti segue crescendo.

Desse modo, segundo o Abrafrutas, até o mês de setembro deste ano, as principais frutas exportadas foram melancia, 81,5%, uva, 64%, manga, 41,63%, abacate, 34,50% e banana 32,28%.

Entre os principais destinos das frutas brasileiras estão os Países Baixos, que receberam cerca de 32% dos alimentos e o Reino Unido, que ocupa a segunda colocação, recebendo 15% das exportações.

Já entre os estados que mais exportam frutas em nosso país estão Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.

Gostou do nosso texto sobre exportação de produtos agrícolas? Então compartilhe com mais pessoas e ajude essas informações chegarem mais longe!

Que tal aproveitar que está em nosso blog para ver uma matéria com 5 atitudes que podem melhorar os resultados no campo? Leia agora mesmo e confira as dicas! 


Compartilhe: