Descubra qual a forma certa de cultivar pimentão
pimentão
17/02/2021

Descubra qual a forma certa de cultivar pimentão e ter uma colheita de sucesso

Saiba como escolher o solo e o período para plantar este alimento


Que os pimentões são saborosos e nutritivos não há mais dúvidas. Mas, existem algumas informações sobre a produção deste alimento que talvez você ainda não saiba. Por isso, decidimos responder as maiores dúvidas de quem deseja cultivar pimentão de uma forma produtiva e saudável.

Então, se você é uma dessas pessoas, continue a leitura e siga as recomendações para ter uma colheita muito vantajosa.


O que é o pimentão?


Recomendado pelos nutricionistas que indicam pratos cada vez mais saudáveis e coloridos, o pimentão conta com muitos benefícios e é como se fosse o primo doce de toda pimenta vermelha.

Desse modo, ele integra a família das solanáceas, assim como o tomate e a batata, e conta com diferentes variedades de tamanhos e cores.

Mas, todos os tipos do alimento são saborosos, muito aromáticos e ricos em vitaminas, fibras digestivas e importantes minerais.

Ou seja, além de deixar a refeição mais atrativa, através de um visual vibrante, o pimentão é muito nutritivo e pode ser consumido em diferentes pratos.

Da mesma forma, o alimento fornece altas quantidades de cálcio, fósforo, ferro e tem baixa caloria, promovendo benefícios para quem deseja perder peso.

Vindo do México e da América Central, o pimentão se espalhou pelo mundo depois da colonização europeia.

Atualmente, a hortaliça está entre as de maior consumo no Brasil, tendo Minas e São Paulo como os principais estados produtores.


Como cultivar pimentão?


Sem dúvida, alguns produtores ainda contam com alguns questionamentos sobre a forma correta de cultivar pimentão.

Mas, queremos falar sobre o assunto e esclarecer as principais questões.

Primeiramente, é preciso cuidado com o solo. Pois, ele deve ser úmido, mas não muito encharcado para não apodrecer as raízes. Além disso, o indicado é que seja sem salinidade e que a temperatura esteja entre 21 e 27ºC.

Desse modo, a propagação é feita por sementes, mas antes, as mudas que serão transplantadas para o local definitivo são preparadas.

O ideal é escolher um ambiente com calor e alta luminosidade. Portanto, em regiões com clima temperado, a dica é cultivar pimentão em períodos menos frios e com menores riscos de geadas.

Já, em locais frios ou com altitude acima de 800 metros, o indicado é realizar a semeadura entre agosto e fevereiro.



Quanto tempo demora para colher o alimento?


De acordo com especialistas, é possível colher os pimentões de 100 a 110 dias após a semeadura. Em estufas, o processo é mais lento e a colheita pode demorar até nove meses.

Portanto, para evitar desperdícios, é importante colher quando a venda já estiver fechada.


Quais cuidados são indispensáveis na plantação de pimentão?


Primeiramente, é preciso evitar cultivar pimentão em áreas que já cultivaram batatas e tomates. Aliás, como os alimentos são da mesma família, podem transmitir doenças em comum pelo solo.

Por falar em solo, é preciso prestar atenção no espaçamento ideal, que deve ser de 1 metro entre linhas e de 50 a 60 centímetros entre plantas.

Além disso, a dica é eliminar ramos e folhas que possam atrapalhar o crescimento da cultura, e amarrar as plantas em estacas de madeira para evitar o tombamento.

Por fim, é ideal contar com soluções que estimulem a produção saudável e mantenham os nutrientes do pimentão.


O nosso produto Nutrisorb®, favorece processo de absorção ativa de nutrientes pelas raízes devido à bioestimulação para geração de pelos absorventes com maior longevidade e vitalidade, além de oferecer vida produtiva prolongada ao cultivo, com frutos de qualidade.


Se você quer conferir mais detalhes sobre este e outros produtos da nossa marca, clique aqui e encontre a opção ideal para o seu plantio!



Compartilhe:

Subir