Descubra processos essenciais para plantar beterrabas
Confira dicas para o plantio de beterraba
18/03/2021

Descubra processos essenciais para plantar beterrabas

Conheça soluções potentes para o cultivo deste tipo de alimento

Com sabor ligeiramente doce, o legume que é tema do nosso texto pode ser consumido cru, em saladas e até mesmo em formato de suco. Por ser versátil e ter muitos benefícios para a saúde, o alimento é muito procurado em nosso país e oferece vantagens para os produtores. Talvez você já tenha adivinhado que vamos falar sobre como plantar beterraba.

Mas, se deseja entender como ter plantios mais produtivos, continue a leitura, pois separamos informações muito interessantes para você!


Alimento rico em sabor e saúde


Primeiramente, precisamos falar sobre os benefícios da beterraba para os consumidores.

O legume, que conta com teor de proteína de 3% para raiz cozida, é rico em antioxidantes e está associado à prevenção de doenças crônicas e de anemia. Tudo isso por conta do seu alto nível de vitamina C, carotenoides, compostos fenólicos e flavonoides.

Sua forte pigmentação também representa uma vantagem, pois a betalaína presente no alimento possui propriedades anti-inflamatórias.

Além disso, o legume é diurético, descongestiona as vias urinárias, ajuda a limpar o organismo e faz bem ao sangue.


Veja como plantar beterraba da forma certa


Nativa da Europa, a beterraba é mais cultivada em clima temperado. No Brasil, seu cultivo é concentrado em São Paulo, Minas Gerais e no Sul do país.

Mas, agora que você já conhece um pouco melhor este legume, queremos falar sobre como realizar o plantio de maneira adequada.

Primeiramente, vale lembrar que o ciclo da beterraba acontece entre 60 e 70 dias. Este período pode variar dependendo da região.

De acordo com especialistas, o alimento é semeado o ano todo. Porém, a dica é evitar épocas muito quentes ou com excessos de chuva.

Sem dúvida, os problemas que mais podem comprometer este tipo de plantio aparecem no solo, como: compactação, doenças de solo e alta salinidade.

Por isso, o ideal é apostar em solos leves e bem drenados. Além disso, por ser um alimento sensível à acidez, o solo precisa ter pH de 6 a 7.

Mas, outros problemas também podem causar variações no ciclo de plantação de beterraba, como stress abiótico, causado por déficit hídrico, alta frequência de dias nublados e altas ou baixas temperaturas.]


Conheça alguns processos fundamentais para plantar beterraba


Na hora de plantar beterraba, existem tarefas indispensáveis. Primeiramente, é preciso realizar a adubação. Mas, antes, a dica é analisar o solo e realizar a calagem, caso seja necessário.

O adubo deve começar a ser aplicado com 30 dias de antecedência do início da semeadura ou transplante do legume.

Saiba como preparar o cultivo de beterraba


Para a semeadura, algumas recomendações devem ser seguidas. Por exemplo, o espaçamento entre as linhas deve ser de 20 a 30 centímetros. No transplante, é preciso manter de 10 a 15 centímetros entre as plantas.

Além disso, é importante explicar que a profundidade ideal para semear o alimento varia de um a dois centímetros.

Por fim, o tempo para iniciar a colheita pode mudar de acordo com as condições climáticas e de solo. Mas, geralmente, depois de plantar beterraba, o alimento pode ser colhido entre 60 e 70 dias no sistema de semeadura direta.

Já em casos de culturas transplantadas, o prazo pode aumentar para 90 ou 100 dias. Além disso, a dica é ficar de olho nas raízes. Pois quando elas atingem de seis a oito centímetros de diâmetro, já podem ser colhidas.


As melhores soluções para beterrabas


Sem dúvida, as raízes da beterraba são de grande importância para o legume. Justamente por este motivo, é preciso apostar em soluções que ofereçam qualidade e saúde para o alimento.

Aqui na Innovak Global temos opções que podem proporcionar plantios cada vez mais saudáveis.

Para ter melhor enraizamento, a dica é apostar no RadiGrow Br® item que estimula o crescimento das raízes por longos períodos, sem nenhuma restrição para o seu desempenho.

Já o Nutrisorb L®, é o produto adequado para melhorar a assimilação de nutrientes da planta.

Se houver descompactação química do solo, indicamos o uso do nosso Promesol 5x®.

Por fim, para aumentar o peso e grau brix, recomendamos o BrixMax®, e para padronização e calibre, o FruitBr®.

Se você gostou do nosso texto sobre como plantar beterraba, compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas a ficarem por dentro assunto.

Além disso, continue de olho em nosso blog. Pois, em breve teremos novas matérias como esta!



Compartilhe:

Subir