Cenoura pode oferecer grandes benefícios para sua produção
18/03/2021

Como plantar cenoura? Descubra dicas indispensáveis para o cultivo do legume!

Veja as principais recomendações para ter resultados produtivos em sua colheita

Você sabe como plantar cenoura de forma eficiente e produtiva? Sem dúvida, o alimento pode oferecer lucros para sua produção. Por isso, hoje queremos te dar algumas dicas de como ter um cultivo de sucesso.

Então, se desejar saber mais, continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!


Benefícios e características do alimento


Antes de falar sobre como plantar cenoura, queremos destacar algumas informações sobre o legume.

Para começar, sua planta vem da família das apiáceas. O alimento, que chegou ao Brasil através da Europa e da Ásia, apresenta bom desenvolvimento em climas amenos e é produzido especialmente em áreas mais frescas, como os estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

De acordo com especialistas, as cenouras podem ter formato cilíndrico ou cônico. No entanto, os produtores brasileiros preferem a forma cilíndrica, lisa, sem raiz lateral ou secundária.

Do mesmo modo, os alimentos produzidos no Brasil são uniformes e contam com comprimento de 15 a 20 centímetros e diâmetro entre três e quatro centímetros.

Além disso, é importante lembrar que a cenoura oferece muitos benefícios para a saúde; como:

• Prevenção do câncer e do envelhecimento precoce;

• Melhora na digestão;

• Proteção da visão e contra doenças cardiovasculares;

• Fortalecimento do sistema imunológico;

• Oferece melhorias para a pele;

• Pode reduzir o colesterol.


Como plantar cenoura?


Agora que falamos sobre as vantagens do alimento e suas principais características, queremos listar algumas dicas que influenciam diretamente no sucesso do plantio. Veja a seguir:


Atenção antes do cultivo

Primeiramente, é importante escolher um solo com textura média, bom nível de matéria orgânica e pH em torno de 6.

O clima ideal para germinação varia entre 20 e 30 graus. Do mesmo modo, é fundamental ter atenção na área mínima, que deve ter entre 0,8 e 1,4 metros de largura e de 15 a 25 centímetros de altura.


Veja recomendações de irrigação e colheita do alimento


Além disso, antes de começar a plantar cenoura, é preciso limpar a área para retirar os restos das safras anteriores. Depois de realizar esta tarefa, a dica é fazer aração, gradagem e levantamento dos canteiros.


Irrigação

Sem dúvida, esta é uma etapa essencial para o sucesso da plantação. Portanto, o recomendado é regar o canteiro após o plantio para iniciar o processo de germinação.

De um modo geral, a primeira irrigação é realizada até a cultura atingir 20 centímetros de profundidade.

Depois, o recomendado é realizar a tarefa de acordo com o tipo de solo e condições climáticas do ambiente.


Colheita

De fato, o tempo de colheita pode acontecer de acordo com o clima e as características particulares de cada plantio. Mas, geralmente, quando as folhas mais velhas começam a amarelar e secar, é sinal de que o legume pode estar amadurecendo.


As melhores soluções para cultivo de cenoura


Existem três soluções da Innovak Global, que podem proporcionar melhorias para o seu cultivo de cenoura. São eles: Exu-Root®, RadiGrow Br® e Nutrisorb L®.

O Exu-Root® é aplicado juntamente com a inoculação de microrganismos direcionado ao solo. O produto garante boa resposta das formulações microbiológicas e melhora a ação dos microrganismos promotores de crescimento e preventiva de organismos maléficos que podem prejudicar a raiz.

Por sua vez, os itens RadiGrow Br® e Nutrisorb L® são aplicados direcionados ao solo e ajudam a melhorar o enraizamento e a absorção da água e nutrientes do solo. Assim consequentemente entregar diversas vantagens que irão proporcionar melhor produtividade ao final do ciclo.

Se você deseja conhecer nossos produtos ou encontrar a opção ideal para sua lavoura fale conosco.

Pois, vamos até a sua produção, realizamos um diagnóstico e identificamos qual a solução ideal para sua demanda.

Para conferir mais textos como este, continue de olho em nosso blog. Temos outros conteúdos cheios de dicas para o seu dia a dia no campo.

Aliás, recentemente produzimos uma matéria que revela 5 atitudes que podem começar a elevar seus resultados hoje mesmo. Leia aqui!



Compartilhe:

Subir