Aquecimento global na agricultura: conheça 3 efeitos que podem atingir seus resultados
11/01/2021

Aquecimento global na agricultura: conheça 3 efeitos que podem atingir seus resultados

Saiba como a condição climática pode prejudicar sua produção agrícola

Inegavelmente, nos últimos 50 anos as temperaturas globais aumentaram da forma mais rápida registrada na história. Infelizmente, de acordo com pesquisas, a tendência é que o ritmo continue acelerado. Por isso, hoje queremos falar sobre a influência do aquecimento global na agricultura e mostrar como os impactos podem prejudicar seus resultados.

Os impactos do aquecimento global na agricultura

O aquecimento global é o resultado da aglomeração de dióxido de carbono, que surge direta ou indiretamente através da combustão de recursos não renováveis e outros poluentes do ar, que absorvem a luz e a radiação solar e causam o conhecido efeito estufa.

De acordo com especialistas, esses poluentes podem permanecer na atmosfera por séculos e criam uma espécie de camada que retém a radiação e aquece a superfície do planeta.

Portanto, de uns tempos para cá, estamos sofrendo com esta condição, que causa ondas de calor em maior magnitude, secas mais frequentes, fortes enchentes, furacões, grandes tempestades e uma série de outros problemas.

Ou seja, o aquecimento global está gerando efeitos que podem ser sentidos em todo o mundo. Um dos sinais mais alarmantes vem da Antártida, que tem perdido cerca de 134 bilhões de toneladas métricas de gelo por ano desde 2002.

Quando falamos sobre agricultura, é preciso citar que mesmo contribuindo com mais de 20% das emissões antropogênicas globais de gases de efeito estufa, o segmento também é muito afetado pelo aquecimento global.

Primeiramente, os efeitos mudam as áreas aráveis e prejudicam o solo e o crescimento das plantas.

Caso este grande aquecimento permaneça, o cultivo e a produção agrícola seguem em perigo por conta das mudanças na distribuição da chuva, dos aumentos da radiação UV e das alterações na composição química na atmosfera.

Assim, os solos estarão mais sujeitos a salinidade, erosão e desertificação. Além disso, os eventos climáticos extremos facilitarão a proliferação de pragas, que são favorecidas pelo clima mais quente.

3 problemas atuais que podem atingir a sua produção

Agora que você entendeu um pouco mais sobre os impactos do aquecimento global na agricultura, queremos relatar alguns problemas que você já pode estar sofrendo por conta deste problema climático. Confira:

Queda de produtividade

Sem dúvida, com as altas temperaturas, as plantas não conseguem se desenvolver de forma adequada. Portanto, os danos atingem das folhas até a raiz, que precisa suportar a temperaturas extremamente quentes.

Desse modo, a produtividade cai e as safras podem ser comprometidas de maneira grave.

Prejuízos com frangos, vacas e suínos

Porcos e frangos sofrem com as altas temperaturas e isso causa aborto ou morte dos animais e, por consequência, baixa produção de carne e de ovos.

Além disso, em ambientes aquecidos, as vacas produzem menores quantidades de leite, diminuindo os números do setor.



Deficiência hídrica

Por fim, a falta de água é mais um dos prejuízos do aquecimento global na agricultura. Inegavelmente, o problema não afeta apenas a área agrícola, mas também a vida humana.

De acordo com a legislação brasileira, a prioridade é abastecer a sociedade, depois a produção de energia e, por último, o ramo do agronegócio.

Mas, trabalhar com plantios com pouca ou sem irrigação adequada pode causar sérios prejuízos.

Conheça as soluções da Innovak Global

Sem dúvida, os efeitos do aquecimento global na agricultura são muito grandes. Mas, é preciso buscar saídas para produzir alimentos cada vez mais saudáveis.

Se você é produtor e quer saber como elevar seus resultados e evitar que muitos problemas prejudiquem o seu plantio, te convidamos a conhecer as soluções da Innovak Global.

Aliás, pesquisamos e desenvolvemos produtos que oferecem melhores condições para o solo e raízes cada vez mais fortes para suas culturas.

Clique aqui e encontre o item ideal para o seu trabalho!



Compartilhe:

Subir