Conheça tudo sobre o abacate, uma das frutas mais queridas do mundo!
16/09/2020

Abacate: saiba mais sobre esta fruta cheia de vantagens

Entenda como o alimento pode beneficiar a sua saúde

Uma fruta linda, deliciosa e repleta de benefícios para a saúde. Estamos falando do abacate, que

já foi visto como um vilão, mas conquistou muitos apaixonados ao longo dos anos.

Quer saber mais sobre este alimento, conhecer sua história e vantagens? Continue a leitura e saiba mais!


Conheça o abacate

Fruto do abacateiro, o abacate é nativo do México e de algumas regiões da América do Sul. De acordo com relatos, a fruta, que tem período de safra de fevereiro a agosto, chegou ao Brasil em 1809, vinda da Guiana Francesa.

Ao todo são mais de 500 variedades de abacates, vindas de três origens diferentes: guatemalteca, antilhana e mexicana.

Aliás, cada tipo de abacate conta com suas características como cor de casca, polpa e período de safra. Entre os principais podemos citar os abacates fortuna, geada, margarida, ouro verde, quintal e avocado.

Além desta variedade, é importante destacar que o alimento é muito rico em proteínas, gordura, fósforo, açúcares e vitaminas.




Como o abacate foi de vilão a mocinho

De fato, o abacate foi visto como um inimigo da alimentação durante muito tempo. Aliás, ele era considerado uma fruta gordurosa e calórica.

No entanto, ao longo dos anos os estudos comprovaram que as gorduras encontradas no alimento são responsáveis pela redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo. Desse modo, é possível prevenir alguns problemas de saúde.

Aliás, como a gordura é insaturada, muitas pessoas que desejam ganhar massa muscular escolhem consumir abacate para substituir outras fontes menos saudáveis.

Mas engana-se quem pensa que apenas a polpa da fruta oferece benefícios. Sua semente moída também é eficiente para combater alguns problemas renais e suas folhas são altamente digestivas.

Além disso, não podemos deixar de citar que na culinária, o abacate é utilizado em diferentes pratos, como vitaminas, saladas, guacamole, molhos e até mesmo em receitas doces.


Benefícios do abacate

Sem dúvida, você deve estar curioso para conhecer alguns benefícios do abacate para sua vida. Confira os principais deles:


Ajuda no emagrecimento

Primeiramente, a fruta é um excelente auxílio para quem deseja perder peso. Pois conta com ômega 6, 7 e 9, nutrientes que ajudam a manter o equilíbrio no organismo e eliminar a gordura corporal.

Dessa forma, a fruta pode ser incluída na dieta, já que é rica em fibras, sacia a fome e garante o bom funcionamento do intestino.




Do mesmo modo, o abacate ajuda a melhorar o rendimento do treino. Assim, quando é consumido antes do exercício físico, ele fornece mais energia para a atividade.

Além disso, ele é eficiente na recuperação muscular, influencia o ganho de massa magra e repõe os sais minerais, prevenindo cãibras.


Melhora o sistema digestivo

As fibras do abacate ajudam a combater a constipação, pois promovem os movimentos que guiam a comida pelo sistema digestivo.

De acordo com estudos, 100 gramas de abacate contam com 7 gramas de fibra, que corresponde a 27% da quantidade diária recomendada.

Além disso, as gorduras boas da fruta possuem propriedades laxativas e auxiliam na lubrificação das fezes.


Previne doenças cardíacas

O abacate ajuda ainda a prevenir doenças cardíacas, pois reduz e controla o colesterol ruim, o LDL, aumenta o colesterol bom, conhecido por HDL, e diminui os níveis de triglicerídeos.

Da mesma forma, a presença de antioxidantes e minerais auxilia na melhora da circulação sanguínea e favorece a saúde cardíaca.


Estimula a memória

Por fim, entre os principais benefícios do abacate está a melhoria da memória. Afinal, o alimento promove o bom funcionamento cerebral, através da luteína e do ômega 3, que estimulam a renovação das células cerebrais.


Dados que você precisa saber

Sem dúvida, o abacate é uma fruta cheia de vantagens. Além dos benefícios para a saúde, o alimento ajuda ainda a melhorar o aspecto do cabelo e da pele.

Mas existem alguns dados curiosos que você merece conhecer!

Você sabia que o Brasil está entre os dez maiores produtores da fruta no mundo?

Isso mesmo! E no topo deste ranking está o México, terra natal do abacate.

Além disso, ele também está entre as frutas mais consumidas do país, perdendo apenas para laranja, banana, limão, uva, tangerina e manga.

Por fim, entre os maiores produtores no Brasil estão os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Se gostou do nosso texto, compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a ficarem por dentro do assunto!

Continue de olho em nosso blog e acompanhe nossas novidades! 


Compartilhe:

Subir