Mudanças na Produção de Alimentos
19/08/2020

A produção de alimentos mais saudáveis


Veja as mudanças na produção de alimentos e as novas demandas dos consumidores

Muito se fala nas mudanças que ocorreram no setor agrícola, consequência de um aumento drástico na demanda por alimentos e a falta de terra disponível, um recurso que até então parecia abundante, especialmente aqui no Brasil. Outros fatores que contribuíram para as mudanças ocorridas foram as novas tendências de consumo da população, que passou por grandes transformações, principalmente nos últimos anos.
Neste artigo iremos abordar as modificações e adaptações das técnicas que potencializaram a produção de alimentos, e como os novos hábitos dos consumidores influenciaram o setor agrícola.  


A transformação da agricultura brasileira

O Brasil sempre teve muito potencial agrícola, devido a sua grande extensão de terra e o solo fértil, mas atualmente com o excesso da demanda por alimentos, os agricultores se viram forçados a mudar algumas técnicas de produção. No passado era uma relação proporcional, a demanda aumentava e logo as terras para plantio também, mas isso se tornou inviável, pois de tanto expandirem, a terra começou a se tornar escassa. Sendo assim, foi necessário produzir mais em uma área única. Este foi o estopim das pesquisas tecnológicas que resultaram na descoberta de várias tecnologias que gerariam mudanças na produção, como:

• Novas maneiras de cultivo unindo tecnologia, biotecnologia e até nanotecnologia;

• Uso de defensivos agrícolas e fertilizantes para potencializar e melhorar a qualidade da safra;

• Maquinário agrícola utilizando tecnologia de ponta;

• Metodologias inéditas de produção visando a conservação do solo.

Estas foram a base para a grande mudança nos padrões de produção que estamos vendo hoje, que também pode ser chamada de Revolução Verde. O objetivo desta revolução é produzir mais, economizando recursos naturais principalmente, e a adoção de ferramentas e tecnologias que auxiliem no melhor aproveitamento do cultivo, potencializando sua qualidade e produção, mas sempre pensando na sustentabilidade e na conservação do solo, além do menor impacto ao meio ambiente.

O uso dos fertilizantes e condicionadores de solo para conseguir atingir o potencial máximo da produção é uma técnica que se tornou amplamente difundida entre os agricultores. Por isso, a Innovak Global investe na criação de produtos que propiciam um melhor crescimento das plantas, aproveitamento de nutrientes existentes no solo e na sustentabilidade de seus produtos, preservando assim o meio ambiente.



Como o comportamento dos consumidores influenciou a agricultura

Atualmente um assunto muito pautado pela população e pelos cientistas, é a fórmula para uma vida mais saudável, que previne doenças e como os alimentos estão intrinsicamente ligados a isso. Logo, muitos estudiosos, profissionais de nutrição e cientistas acabaram chegando à conclusão que para uma vida plena e com muito mais saúde, é necessário a ingestão de alimentos saudáveis como: frutas, verduras e hortaliças. Os industrializados, por sua vez, caíram na lista de alimentos prejudiciais à saúde, por possuírem uma alta concentração de conservantes, corantes e químicos, que a longo prazo podem prejudicar o organismo, resultando em doenças e enfraquecimento. Além disso, outro fator que influenciou o aumento da demanda por alimentos saudáveis, é o compromisso social com o meio ambiente, que vem crescendo muito atualmente, principalmente com o vegetarianismo e o veganismo.

Os brasileiros estão mudando seus hábitos graças à essa busca por uma vida mais saudável, fazendo com que o mercado de alimentos orgânicos tenha uma média de crescimento de 20%, com a projeção de uma alta de 10% e 15% em 2020, segundo Cobi Cruz, diretor da Organis. Observando isso, podemos concluir por consequência, que houve aumento na demanda por alimentos naturais e orgânicos. Hoje, o segmento de saudabilidade e bem-estar, conjunto com ética e sustentabilidade representam 21% do mercado de alimentos no Brasil segundo a pesquisa Brasil Food Trends 2020.

As perspectivas para o futuro

Segundo as tendências descritas, podemos dizer que os consumidores buscarão cada vez mais produtos que atendam a um leque de benefícios, principalmente à saúde, com preços mais acessíveis e darão mais valor aos alimentos naturais, produzidos de maneira sustentável e com selos de garantia. Para os produtores, o que pode se dizer é que o futuro será muito promissor, com o surgimento de mais tecnologias, avanços na biotecnologia e nanotecnologia, além do surgimento de técnicas para otimização da produção, oferecendo muito mais produtividade e qualidade para o cultivo.

Esperamos que tenha apreciado esta leitura e para mais notícias, matérias e novidades do mundo agrícola acompanhe os nossos blogs Innovak News.


Compartilhe:

Subir